Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia decreta estado de emergência por causa da chuva


Da Agência Brasil*

O governo da Bolívia decretou hoje (28) estado de emergência em todo o território devido à chuva e às inundações que atingiram o país na última semana e deixaram dez pessoas mortas. O Executivo também autorizou o remanejamento de recursos nos estados e municípios para que as famílias atingidas sejam mais facilmente atendidas.

Segundo o governo, o objetivo do estado de emergência é facilitar o acesso aos mecanismos de ajuda a 21 milhões de famílias afetadas. Desde o começo do período de chuva no país, em outubro do ano passado, 43 pessoas morreram.

“Assim que a Defesa Civil emitir os requerimentos, o Tesouro entregará os recursos destinados à atenção de pessoas atingidas em mais de 80 municípios do país", informou o presidente em exercício, Álvaro García Linera. O presidente Evo Morales está em Cuba participando da 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que começou ontem (27).

Uma das piores áreas afetadas pela chuva foi a cidade de Rurrenabaque, no Norte do país, em que um deslizamento de terra soterrou diversas casas e deixou oito pessoas mortas.

"Nosso ministro da Defesa, Rubén Saavedra, está em Rurrenabaque trabalhando. Levamos mantimentos e estamos realocando máquinas de todo o país", explicou.

*Com informações da TV multiestatal Telesur

Mais Sobre Mundo - Internacional

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

Com avanço nas Américas, Delta é "altamente preocupante", diz Organização Pan-Americana de Saúde

A variante Delta do novo coronavírus é "altamente preocupante", à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram