Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

'Bobagem' discussão sobre a Amazônia, diz Jefferson Peres


 
Declaração de Jefferson Peres (PDT-AM) refere-se a artigo do jornal norte-americano The New York Times

Fabíola Salvador - Agência Estado
 
BRASÍLIA - O senador Jefferson Peres (PDT-AM) classificou como uma "bobagem" a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia é uma patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território. Sob o título "De quem é esta floresta amazônica, afinal?", o jornal americano The New York Times, levanta uma discussão que, segundo o senador, é "recorrente", mas não passa de "opiniões isoladas".

"Esse tipo de discussão não nos preocupa porque não há grupos organizados defendendo essas idéias. São opiniões isoladas", afirmou ele, que é suplente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. No texto, o jornal lembra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.

O senador lembrou que líderes mundiais, como o estadista e ex-presidente da França, François Mitterrand, e a ex-primeira-ministra britânica, Margareth Thatcher, disseram no passado que a Amazônia era importante demais para ser só dos países da região. "Mesmo assim, essas opiniões não ganharam força", lembrou Peres. Na reportagem, o jornal cita o ex-vice-presidente Al Gore, que em 1989, disse que "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é prioridade deles, ela pertence a todos nós."

Peres lembrou ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) não prevê qualquer tipo de intervenção no território dos países. "As cartas da ONU não prevêem a retirada de territórios de países. A única exceção é a Antártica, que nunca pertenceu a nenhum país", afirmou. Ele lembrou que juridicamente é impossível a intervenção e que militarmente, a ocupação seria um "ato imperialista".

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)