Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Banco Mundial exige ações para reduzir impacto do clima na África



Da Agência Lusa

O Banco Mundial exigiu hoje (27) ações imediatas e a adoção de novas abordagens dos governos africanos para reduzir o impacto das mudanças climáticas, que vai sair caro ao continente, alertou a instituição financeira em relatório publicado hoje.

Intitulado “Reforçar a Resiliência Climática das Infraestruturas na África”, o estudo do Banco Mundial foi divulgado na cúpula sobre a capacidade de resistência climática das infraestruturas na África, que ocorre na capital da Etiópia, Adis Abeba.

Em 2012, os chefes de Estado e de governo africanos criaram um programa estratégico de desenvolvimento, para resolver os problemas de infraestrutura no continente e comprometeram-se a investir na construção de barragens hidrelétricas, centrais elétricas e canais de irrigação, que estarão potencialmente vulneráveis em caso de um forte impacto das mudanças do clima.

No documento, o Banco Mundial apela aos líderes africanos para que adotem ações imediatas para reduzir os riscos das mudanças climáticas nas hidrelétricas e infraestruturas de irrigação, face às incertezas do futuro.

“As alterações climáticas exigem novas abordagens que ajudarão a tornar os investimentos em infraestrutura na África mais resistentes ao clima de incerteza do futuro. A falta de ação não é uma opção”, disse o assessor regional do Banco Mundial para a África, Jamal Saghir.

A análise dos peritos do Banco Mundial sugere que os benefícios em termos de redução de riscos podem exceder significativamente o custo de modificar planos de investimentos atuais.

Num cenário de seca, decorrente das alterações climáticas, o relatório prevê perdas de receitas da energia produzida pelas hidrelétricas até 60%, e assinala que os custos de consumo de energia podem triplicar.

Por isso, os políticos precisam de informação e ferramentas para criar planos de adaptação que respondam às suas situações específicas, dizem os peritos do Banco Mundial, citados no relatório, que apresenta medidas práticas para aumentar a resiliência na infraestrutura nos países africanos.

Agência Brasil

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)