Sábado, 21 de março de 2009 - 18h12
Ivy Farias
Agência Brasil
São Paulo - Estudo do Banco Mundial aponta o Brasil como exemplo na produção de energia na América Latina. Intitulado Baixas Emissões de Carbono, Alto Crescimento: A Resposta da América Latina para a Crise, o trabalho indica que 80% da energia usada no território brasileiro vêm de fontes renováveis. Ainda segundo a análise, o país está buscando a independência energética por meio da expansão de fontes de alternativas, como etanol e biodiesel.
O trabalho do Banco Mundial faz um alerta: caso os países da América Latina e do Caribe não incluam uma agenda ambiental em sua pauta, o aquecimento global pode aumentar em 1,7 grau Celsius até 2050 e 4 graus até 2100. Segundo o estudo, uma elevação média na região entre 2 a 3 graus pode destruir entre 20% a 80% da floresta amazônica.
A América Latina tem cinco dos dez países com maiores biodiversidades do mundo: Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru. O relatório apresenta ainda sugestões para conter a emissão de carbono, como reduzir o consumo de energia. De acordo com o estudo, os países latino-americanos especialmente os mais pobres são altamente vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Os impactos ambientais também se refletem na área social, propagando a miséria, a fome e prejudicando obras de infra-estrutura.
Segundo a pesquisa, os países da América Latina e do Caribe já estão sofrendo com as mudanças climáticas desde a década de 80.
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)