Quinta-feira, 7 de junho de 2012 - 12h13
Da BBC Brasil
Agência Brasil, Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (7) que a equipe de monitores que tentava chegar ao local onde teria ocorrido um novo massacre na Síria foi atacada.
Em um discurso durante uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a situação da Síria, Ban Ki-moon informou que os monitores da organização foram "alvejados com armas de baixo calibre" no vilarejo de Qubair, onde 78 pessoas teriam sido mortas por forças leais ao presidente sírio, Bashar Al Assad.
No discurso na sede da ONU em Nova York, o secretário-geral também disse que o governo sírio perdeu a legitimidade.
A ONU enviou 297 observadores ao país para verificar a implementação do plano de paz negociado pelo enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe, Kofi Annan. Entre os monitores da ONU enviados à Síria estão 11 brasileiros.
Os monitores das Nações Unidas informaram que o Exército sírio está impedindo a entrada do grupo em Qubair. Mas a televisão estatal da Síria relatou que os monitores entraram no vilarejo, uma informação que não pôde ser confirmada por fontes independentes.
Um dos moradores de Qubair, que sobreviveu ao ataque, disse que, quando o Exército e a milícia do governo deixaram o vilarejo, ele encontrou cerca de 40 corpos, a maioria de mulheres e crianças mortas a facadas.
Ativistas de oposição disseram que forças partidárias do governo são responsáveis pelas mortes em Qubair, mas, segundo o governo, que alega que o número de mortos é bem menor que o divulgado, informou que os civis do vilarejo foram mortos por terroristas.
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)