Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Ban Ki-moon diz que Mandela liderou pelo exemplo


Carolina Sarres
Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (10) na cerimônia de tributo a Nelson Mandela em Joanesburgo, na África do Sul, que o ex-presidente liderava pelo exemplo. Ban Ki-moon, ao lado dos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff e dos Estados Unidos, Barack Obama foi um dos primeiros a discursar em homenagem a Mandela.

"Mandela liderava dando exemplo. Ele odiava o ódio. E tinha um coração maior do que este estádio", disse o secretário-geral.

Para ele o "pai da nação arco-íris" foi um dos grandes exemplos da história que lutou pela justiça e por um mundo melhor. "A ONU esteve sempre ao lado de Mandela na luta contra o apartheid", observou Ban Ki-moon.

A presidenta Dilma Rousseff ao discursar na cerimônia em homenagem a Nelson Mandela, disse que ele foi a maior personalidade do século 20. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acrescentou que Mandela foi um "gigante da história".

Espera-se que o evento de hoje seja um dos maiores da história em relação ao número de chefes de Estado e de Governo presentes. De acordo com o governo sul-africano foi confirmada a presença de 90 representantes.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia