Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Atentado contra João Paulo II completa 30 anos



Agência Efe

Cidade do Vaticano, 12 mai (EFE).- O atentado contra João Paulo II completa na sexta-feira 30 anos, e segue envolvido por um mistério sobre quem estava por trás do turco Ali Agca, que disparou vários tiros contra o papa na praça São Pedro no dia 13 de maio de 1981.

O jornal "L'Osservatore Romano" diz que este atentado, junto com o assassinato de John F.Kennedy, representa o "nível mais alto" de terrorismo no século passado.

"Foram
atacados os dois principais símbolos do poder mundial: o político e o religioso. O atentado contra João Paulo II demonstra a importância atingida pelo chefe da Igreja Católica no último século", assinala o jornal.

O vespertino ressalta que na fase de máxima secularização da sociedade ocidental, a figura de João Paulo II assumiu um papel cada vez mais importante no âmbito internacional.

"O papa construiu uma figura não só pelo peso espiritual e moral, mas também pelo papel político na luta contra o comunismo", assegura o órgão de imprensa vaticano.

O jornal acrescenta que o Pontífice "sabia bem quem o queria morto" e que sempre soube que corria perigo e que o desinteresse que sempre mostrou pelas investigações está relacionado com a interpretação espiritual que dava ao episódio.

"O mistério envolvendo os mandantes do atentado, cuja solução, como escreveu em seu testamento, estava à vista de todos e a evidente intervenção milagrosa que desviou os disparos de um assassino muito hábil, carregaram o acontecimento de um forte significado espiritual, confirmado com a coincidência que esse dia era o da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, cuja mensagem se referia ao comunismo", afirma o jornal.

Segundo L'Osservatore Romano, a "intervenção confirma aos cristãos uma certeza: embora as forças do mal possam ser poderosas e perigosas nunca prevalecerão".

João Paulo II sempre manteve que por um lado - a mão do turno Ali Agca, o autor do atentado - disparou e por outro - a mão de Nossa Senhora - desviou a bala e lhe salvou a vida.

O atentado aconteceu às 17h17 da tarde do dia 13 de maio de 1981, quando Karol Wojtyla realizava a audiência geral das quartas-feiras.

O terrorista Ali Agca, que se encontrava na praça, disparou quatro tiros, dos quais dois o atingiram.

Um feriu a mão esquerda, o perfurou sob o tórax, atravessou o osso no quadril e se incrustou no "papamóvel". O projétil passou a poucos milímetros da artéria aorta e passou pela espinha dorsal do papa.

O outro projétil passou de raspão no cotovelo e feriu duas mulheres.

Quando João Paulo II visitou Agca na prisão, o preso perguntou por que não ele tinha morrido se ele era um bom atirador e tinha apontado no peito.

"Porque o senhor não levou em conta à Virgem de Fátima", respondeu Karol Wojtyla.

O atentado, segundo o Vaticano, tinha sido anunciado pela Virgem de Fátima aos pastorinhos, aos que, segundo a tradição católica, apareceu em 1917 e fazia parte do chamado "Terceiro Segredo de Fátima", que também incluía a luta do comunismo contra os cristãos.

Mesmo após 30 anos, o mundo segue sem saber quem induziu o atentado, enquanto alguns afirmam que Agca foi recrutado pelos serviços secretos búlgaros, por ordem da KGB soviético. O turco, que foi detido imediatamente e condenado a prisão perpétua na Itália, fez declarações contraditórias ao longo dos anos.

Fonte: rádio Jovem Pan com informçaões da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)