Segunda-feira, 9 de setembro de 2013 - 14h50
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O presidente da Síria, Bashar Al Assad, avisou hoje (9) que os Estados Unidos, que ameaçam deflagrar uma intervenção armada contra o território sírio, devem se "preparar para tudo", se decidirem pela operação. Assad foi claro na entrevista exclusiva à emissora norte-americana de televisão CBS: “[Os Estados Unidos] devem se preparar para tudo".
"O governo [sírio] não é o único ator na região. Há diferentes partes, diferentes facções e diferentes ideologias", disse Assad, informando que não exclui o uso de armas químicas "se os rebeldes ou terroristas ou qualquer outro grupo as tiverem". "Não sou vidente, não posso dizer o que vai acontecer", acrescentou.
Assad disse que o Parlamento dos Estados Unidos deve analisar atentamente a proposta de ataque à Síria encaminhada pelo presidente norte-americano, Barack Obama. "O mundo está desiludido com a administração Obama”, disse o sírio. "Esperávamos que fosse diferente da administração [George W.] Bush [antecessor de Obama]".
Em seguida, Assad acrescentou: "O Congresso [norte-americano] vai votar dentro de dias e creio que o Congresso é eleito pelo povo para o representar. Os parlamentares devem questionar-se sobre o que as guerras dão à América”, disse o presidente, acrescentando que a resposta é "nada".
O presidente da Síria reiterou que não existem provas que os ataques químicos, do último dia 21, que matou cerca de 1,4 mil pessoas foram provocados pelo governo. “[O secretário de Estado John] Kerry não apresentou qualquer prova", disse ele. "Da zona onde se diz que o governo usou armas químicas só temos vídeos e alegações. Nós não estávamos lá. Como se pode falar de uma coisa sem ter assistido?"
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)