Domingo, 22 de janeiro de 2012 - 17h09
Bangcoc (RV) - O diálogo entre culturas e religiões é o único caminho para um futuro de paz e desenvolvimento na Ásia: esta é a conclusão do recente seminário “Culturas asiáticas em diálogo”, organizado em Bancoc pelo Departamento ‘Paz e Harmonia’ da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC).
O Seminário reuniu mais de 50 estudiosos provenientes de 12 países da Ásia, Europa e América, e foi organizado por Dom Thomas Menamparampil, Arcebispo emérito de Guwahati, que dedicou toda a vida pela paz no Noroeste da Índia, e que ao completar 75 anos, deixou o cargo depois de 50 anos de incansável ministério pastoral.
Participaram do debate especialistas de diversas tradições culturais e religiosas, como Confucionismo, Taoísmo, Budismo, Hinduísmo, Islã, Cristianismo, Siqueísmo e Jainísmo, além de líderes tribais e expoentes das Universidades de Pequim, Xangai, Nanquim, Wuhan, Xian, Shaanxi, Manilha, Bangcoc, Chennai, Phnom Penh e Madras.
Segundo o Arcebispo Menamparampil, “o objetivo era levar a contribuição das várias tradições para enfrentar problemas urgentes como a violência, a corrupção, os danos no ambiente, a erosão dos valores éticos na Ásia”.
Para ele, “se quisermos evitar o conflito de civilizações e culturas, é preciso adotar o caminho do diálogo rumo a uma comunhão de culturas e civilizações, e construir pontes nos períodos de transição”.
Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada pelo Arcebispo Menamparampil em 18 de janeiro passado. Falando de seus futuros planos, o Arcebispo disse “não ter outro desejo senão unir as pessoas e compartilhar as reflexões sobre o destino comum da humanidade”.
Fonte: rádio Vaticano
Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV
Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q
Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice
O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin