Domingo, 22 de janeiro de 2012 - 17h09
Bangcoc (RV) - O diálogo entre culturas e religiões é o único caminho para um futuro de paz e desenvolvimento na Ásia: esta é a conclusão do recente seminário “Culturas asiáticas em diálogo”, organizado em Bancoc pelo Departamento ‘Paz e Harmonia’ da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC).
O Seminário reuniu mais de 50 estudiosos provenientes de 12 países da Ásia, Europa e América, e foi organizado por Dom Thomas Menamparampil, Arcebispo emérito de Guwahati, que dedicou toda a vida pela paz no Noroeste da Índia, e que ao completar 75 anos, deixou o cargo depois de 50 anos de incansável ministério pastoral.
Participaram do debate especialistas de diversas tradições culturais e religiosas, como Confucionismo, Taoísmo, Budismo, Hinduísmo, Islã, Cristianismo, Siqueísmo e Jainísmo, além de líderes tribais e expoentes das Universidades de Pequim, Xangai, Nanquim, Wuhan, Xian, Shaanxi, Manilha, Bangcoc, Chennai, Phnom Penh e Madras.
Segundo o Arcebispo Menamparampil, “o objetivo era levar a contribuição das várias tradições para enfrentar problemas urgentes como a violência, a corrupção, os danos no ambiente, a erosão dos valores éticos na Ásia”.
Para ele, “se quisermos evitar o conflito de civilizações e culturas, é preciso adotar o caminho do diálogo rumo a uma comunhão de culturas e civilizações, e construir pontes nos períodos de transição”.
Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada pelo Arcebispo Menamparampil em 18 de janeiro passado. Falando de seus futuros planos, o Arcebispo disse “não ter outro desejo senão unir as pessoas e compartilhar as reflexões sobre o destino comum da humanidade”.
Fonte: rádio Vaticano
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe