Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Argentina: Ricardo Alfonsin lança pré-candidatura



Luiz Antônio Alves
Correspondente da Agência Brasil na Argentina

Buenos Aires - A corrida rumo à Presidência da Argentina começou na noite de ontem (3), quando milhares de pessoas reuniram-se a poucos metros do Congresso Nacional para ouvir o deputado Ricardo Alfonsin no lançamento oficial de sua pré-candidatura à sucessão de Cristina Kirchner. A eleição presidencial argentina será em outubro de 2011.

Ricardo Alfonsin, de 59 anos, é um dos principais nomes da União Cívica Radical (UCR), o mais importante partido oposicionista da Argentina. É filho de Raúl Alfonsin, que governou o país de 1983 a 1989 e ainda hoje é lembrado por ter fortalecido tanto as instituições políticas quanto a garantia aos direitos individuais na Argentina. Por outro lado, Raúl Alfonsin também é acusado de ter impedido o julgamento de responsáveis por violações aos direitos humanos durante a ditadura militar Argentina, no período de 1976 a 1983. Ele morreu em março do ano passado.

Seu filho Ricardo garantiu, no discurso aos simpatizantes, que poderá derrotar a inflação, uma das heranças deixadas por seu pai e que, segundo alguns economistas argentinos, está novamente se transformando em grande perigo para o governo de Cristina Kirchner.

Segundo Raúl Alfonsin, não é a falta de experiência administrativa que o impedirá de governar a Argentina. “Meus adversários dizem que não tenho experiência. Se isso fosse um impedimento à Presidência da República, os presidentes Lula [Brasil], Mandela [África do Sul], Kennedy [Estados Unidos] ou Perón [Argentina] não teriam chegado onde chegaram porque nem governadores eles foram”. Alfonsin disse que o pior imposto aplicado aos pobres é a inflação. “Mas nós somos radicais. Não há nada mais reacionário do que o medo e por isso não temos medo desse desafio.”

O lançamento da pré-candidatura de Alfonsin à Presidência argentina não é a primeira grande manifestação política nesse sentido. No dia 14 de setembro, o ex-presidente Néstor Kirchner compareceu ao Luna Park, onde ocorreram comícios políticos e shows musicais, para receber o apoio de milhares de jovens filiados ao Partido Justicialista, que era dirigido por Kirchner até sua morte, no último dia 27 de outubro.

No entanto, em nenhum momento da manifestação política Néstor Kirchner ressaltou que estava iniciando uma campanha rumo à sucessão de sua mulher, Cristina. Analistas políticos, no entanto, enxergaram no comício o claro sinal de que o ex-presidente já estava a caminho de sua pré-candidatura, mesmo que não a tivesse oficializado na manifestação ocorrida no Luna Park.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)