Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Argentina produzirá vacina com tecnologia brasileira


 
Nielmar de Oliveira
Agência Brasil 

A Argentina vai produzir vacina contra a febre amarela utilizando tecnologia brasileira. Uma carta de intenções será firmada hoje (17) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde da Argentina. O principal ponto do acordo é a transferência de tecnologia para a produção. Atualmente, a vacina contra a febre amarela, produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) e pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já é exportada para mais de 50 países.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a carta de intenções também inclui a área de ensino. A Fiocruz já organizou dois mestrados para equipes da Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud Dr. Carlos G. Malbrán (Anlis) nas áreas de biologia molecular, celular e biotecnologia e de epidemiologia, estatística e métodos quantitativos.

“Os cursos, iniciados em 2008, foram desenhados para dar suporte à área de desenvolvimento tecnológico e de pesquisa da entidade argentina. Além disso, a Fiocruz assessorou a Anlis na elaboração de seu plano estratégico para o período 2008-2011”, informa nota do Ministério da Saúde.

A nota destaca ainda, entre os acordos envolvendo a fundação brasileira e a instituição argentina, a cooperação na área de bancos de leite humano. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fiocruz, está dando apoio técnico ao governo argentino para que um projeto similar seja implantado no país.

“Em outubro passado, técnicos e pesquisadores brasileiros organizaram um curso sobre processamento, controle e qualidade de leite humano. A capacitação foi dirigida a obstetras, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais que já atuam em bancos de leite na Argentina”, acrescenta a nota.

A assinatura será na sede da Fiocruz, no Rio, com a presença dos ministros da Saúde brasileiro e argentino, José Gomes Temporão e Juan Luis Manzur, respectivamente, e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)