Sábado, 15 de setembro de 2007 - 14h23
A rota de navegação mais direta da Europa para a Ásia não está bloqueada por geleiras pela primeira vez, desde que passsou a ser monitorada, informa a Agência Européia Espacial (Esa, na sigla em inglês).
A Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, normalmente permanece fechada o ano todo por causa das geleiras.
Mas a agência afirma que elas vêm diminuindo há alguns anos, e que a redução deste ano tornou a rota navegável.
A descoberta, feita com a ajuda de imagens de satélite, levanta questões sobre a velocidade do aquecimento global.
"Extremo"
A Passagem Noroeste é uma das mais lendárias rotas de navegação do mundo - um atalho da Europa para a Ásia através do Ártico canadense.
A geleira vinha diminuindo nos últimos anos, mas o ritmo deste ano foi extremo, segundo a Esa.
Segundo a agência, esta é a primeira vez que a passagem está totalmente navigável desde que começou a ser monitorada, em 1978.
"Nós vimos a área da geleira diminuir para apenas 3 milhões de metros quadrados", disse Leif Toudal Pedersen, do Centro Nacional Espacial da Dinamarca.
Segundo ele, esta área é cerca de "um milhão de metros quadrados menor do que a mínima registrada em 2005 e 2006".
"Houve redução em média de cerca de 100 mil metros quadrados da geleira por ano, nos últimos 10 anos, então, uma redução de um milhão de metros quadrados em apenas um ano é extrema."
A geleira que cobre a Passagem Nordeste, pelo Ártico russo, também está diminuindo e atualmente ela está apenas "parcialmente bloqueada", segundo a Esa.
Os cientistas atribuem as mudanças ao aquecimento global, que pode estar ocorrendo mais rápido do que se esperava.
Fonte: BBC Brasil
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)