Sábado, 15 de setembro de 2007 - 14h23
A rota de navegação mais direta da Europa para a Ásia não está bloqueada por geleiras pela primeira vez, desde que passsou a ser monitorada, informa a Agência Européia Espacial (Esa, na sigla em inglês).
A Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, normalmente permanece fechada o ano todo por causa das geleiras.
Mas a agência afirma que elas vêm diminuindo há alguns anos, e que a redução deste ano tornou a rota navegável.
A descoberta, feita com a ajuda de imagens de satélite, levanta questões sobre a velocidade do aquecimento global.
"Extremo"
A Passagem Noroeste é uma das mais lendárias rotas de navegação do mundo - um atalho da Europa para a Ásia através do Ártico canadense.
A geleira vinha diminuindo nos últimos anos, mas o ritmo deste ano foi extremo, segundo a Esa.
Segundo a agência, esta é a primeira vez que a passagem está totalmente navigável desde que começou a ser monitorada, em 1978.
"Nós vimos a área da geleira diminuir para apenas 3 milhões de metros quadrados", disse Leif Toudal Pedersen, do Centro Nacional Espacial da Dinamarca.
Segundo ele, esta área é cerca de "um milhão de metros quadrados menor do que a mínima registrada em 2005 e 2006".
"Houve redução em média de cerca de 100 mil metros quadrados da geleira por ano, nos últimos 10 anos, então, uma redução de um milhão de metros quadrados em apenas um ano é extrema."
A geleira que cobre a Passagem Nordeste, pelo Ártico russo, também está diminuindo e atualmente ela está apenas "parcialmente bloqueada", segundo a Esa.
Os cientistas atribuem as mudanças ao aquecimento global, que pode estar ocorrendo mais rápido do que se esperava.
Fonte: BBC Brasil
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)