Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Annan conversa com Assad sobre plano de paz na Síria


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O emissário especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, conversou hoje (29) com o presidente sírio, Bashar Al Assad, na tentativa de garantir a execução do plano de paz traçado para o país. Antes, Annan esteve com o vice-ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Faisal Migdad. As reuniões ocorrem no momento em que a Síria é alvo de críticas devido ao massacre de 108 pessoas, inclusive 32 crianças, no centro do país.

Não há informações sobre o resultado da reunião de Annan com Assad. Mas o vice-ministro informou que o governo respeitou o cessar-fogo, negociado por Annan em 12 de abril, e se houve transgressões foram de "outra parte”, indicando responsabilidades da oposição.

É a segunda visita de Annan à Síria desde o início de sua missão, há três meses. Ele chegou a Damasco ontem (28), um dia depois de o Conselho de Segurança da ONU ter condenado o governo sírio por utilizar artilharia no massacre de 108 pessoas, na cidade de Houla.

O plano de paz apresentado por Annan tem por base um cessar-fogo, iniciado em 12 de abril. Porém, o plano não foi respeitado nem mesmo com a presença de uma missão de observadores da ONU. Os observadores foram alvos de vários ataques nos últimos dias.

No mesmo momento em que Annan negocia com Assad, o governo da Austrália anunciou a expulsão de dois diplomatas sírios do país em protesto ao massacre de Houla. O encarregado de negócios da Síria na Austrália (que cumpre o papel de embaixador), Jawdat Ali, foi notificado da decisão das autoridades australianas e deve deixar o país acompanhado de um colega diplomata em até 72 horas.

"Não haverá mais ligação oficial entre a Austrália e o governo sírio enquanto o país não aceitar o cessar-fogo definido pelas Nações Unidas e der passos ativos para implementar o plano de paz acordado com o emissário especial Kofi Annan", disse o ministro das Relações Exteriores da Austrália, Bob Carr. "Esse massacre matou mais de 100 homens, mulheres e crianças em Houla, foi um crime horrível e brutal."

*Com informações da agência de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)