Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

AMAZÔNIA: Países sul-americanos formam rede de saúde


Países sul-americanos formam rede para atender saúde na Amazônia
Amanada Mota  - Agência Brasil
Manaus - Preocupados em garantir o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia a partir de cuidados com a saúde da população, 21 instituições públicas e privadas de oito países latino-americanos decidiram compor uma rede internacional em ciência, tecnologia e inovação.
O grupo é formado pelo Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Suriname, que integram a região Pan-Amazônica.
"A importância da rede está no espaço de intercâmbio de informações e experiências para o desenvolvimento dessa região no campo saúde", diz o coordenador-geral da rede pela Fundação Oswaldo Cruz, Edmundo Galo. "Nesse sentido, ela pretende ser não apenas um espaço de reunião dos países e instituições parceiras para o diagnóstico de problemas locais, mas especialmente para fomento e monitoramento de projetos concretos que possam ter resultado a curto e médio prazos e impacto sobre o desenvolvimento social e econômico da região".
Os projetos da Rede Pan-Amazônica vão tratar da saúde relacionada a quatro eixos prioritários: cidadania, meio ambiente, desenvolvimento sócio-econômico e recursos humanos. Cada um terá apoio das instituições envolvidas e buscará o envolvimento das comunidades mais distantes e menos desenvolvidas.
Um exemplo de ação que está ganhando novo fôlego é a pesquisa desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Peru e a Colômbia para combater a malária na fronteira dos três países. A cooperação científica na tríplice fronteira visa minimizar os efeitos negativos da doença e qualificar o atendimento das famílias que vivem no local.
A implementação oficial da rede ocorreu esta semana em Belém (PA), durante o 2º Encontro Pró-Rede Pan-Amazônica, organizado pela Fiocruz. O primeiro encontro foi em novembro do ano passado, em Manaus (AM).
As conversas iniciais sobre a rede surgiram das atividades realizadas em decorrência do Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo governo federal em 2003.
O acompanhamento das ações será feito por uma secretaria técnica formada pela Organização Pan-americana de Saúde, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e Fiocruz.
No Brasil, a iniciativa contará com o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, laboratórios, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Emílio Ghoeldi.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)