Domingo, 23 de dezembro de 2012 - 12h03
Da BBC Brasil*
Brasília - O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, reafirmou que o país vai esperar a recuperação do presidente reeleito Hugo Chávez até que ele tenha condições de saúde para assumir o mandato. A declaração foi mais uma resposta à oposição, que defende novas eleições caso Chávez não se recupere até a data da posse.
Pela Constituição da Venezuela, caso Chávez não tenha condições de tomar posse no próximo dia 10, assume o poder o presidente da Assembleia Nacional, Diosdato Cabello, e, em 30 dias, devem ser convocadas eleições presidenciais.
A discussão sobre mudança na data da posse ganhou força nos últimos dias com o agravamento do estado de saúde de Chávez. O presidente, reeleito em outubro, está em Cuba, onde se recupera da cirurgia a que se submeteu, há quase duas semanas, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.
As autoridades venezuelanas admitiram algumas complicações durante a cirurgia, que durou mais de seis horas, como sangramento e infecção respiratória, mas as informações sobre o estado de saúde do presidente não são diárias e frequentes. Esta foi a quarta cirurgia a que Chávez se submeteu nos últimos 18 meses, desde que iniciou a luta contra o câncer.
O presidente, que chegou a afirmar que estava curado da doença, pediu, antes de viajar para Cuba, o apoio dos venezuelanos ao atual vice-presidente da República, Nicolás Maduro, no caso de sua ausência.
No Brasil, o governo considera o ambiente na Venezuela como respeitoso à ordem democrática e às instituições. Ao apostar na manutenção democrática no país vizinho, as autoridades brasileiras defendem que a sociedade venezuelana seja ouvida sobre qualquer decisão do processo político.
* Colaborou Renata Giraldi
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o
Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New
Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel
Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel
O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe