Sexta-feira, 7 de outubro de 2011 - 15h11
Da Agência Lusa
Agência Brasil, Brasília - A agência de classificação de risco Fitch baixou hoje (7) a avaliação da Espanha e da Itália, para AA-, no caso espanhol, e para A+, no caso italiano, mantendo ambos países em perspectiva negativa.
No caso espanhol, a Fitch informou que o rebaixamento reflete a "intensificação da crise na zona do euro" e aos riscos dos esforços de consolidação fiscal em curso na Espanha.
"Como a Fitch advertiu previamente, encontrar uma solução credível e integral para a crise é política e tecnicamente complexo e necessitará de tempo para se aplicar e conseguir a confiança dos investidores", disse a agência.
A Espanha, de acordo com a agência, sente "especial vulnerabilidade" da situação exterior, tendo em conta o seu ainda considerável déficit estrutural, o elevado nível de dívida externa e a fragilidade da recuperação econômica.
Sobre o rebaixamento da Itália, a Fitch disse que "o elevado nível de dívida pública e a necessidade de financiamento, juntamente com a reduzida taxa de potencial crescimento" deixaram o país "especialmente vulnerável a perturbações externas".
Segundo ainda a agência, "a resposta do governo italiano ao contágio, inicialmente vacilante, também levou à erosão da confiança do mercado na capacidade da Itália navegar com eficácia pela crise".
É a segunda descida do rating da Itália esta semana, depois da agência Moody's ter reduzido a nota do país em três níveis, de Aa2 para A2, com perspectiva negativa, também devido aos elevados níveis da dívida do país.
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus
Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d