Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 16h59
Agência Brasil, Brasília - As fortes chuvas que atingem a Região Norte do país, depois de um longo período de seca, devem continuar durante o fim de semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o oeste e norte do estado do Amazonas deverão ter chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais em áreas isoladas.
“O registro de chuvas intensas e repentinas será mais frequente nas próximas semanas”, disse o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Lucas Mendes. Ele explicou que o período chuvoso é normal nesta época do ano na região.
Essa semana começou com 13,0 milímetros, na última segunda-feira (8). “A média do volume de chuvas para os próximos dias está prevista para acima de 19,0 milímetros, bem acima do normal que está em torno de 12,0 à 19,0 milímetros”, afirmou Mendes.
Com ventos vindos das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, devido a Zona de Convergência do Atlântico Sul (CZAS), nos meses de julho, agosto e setembro, “tínhamos ventos de alta pressão, que trouxeram nuvens carregadas e bem frias. Em decorrência destes fortes ventos, essas frentes frias que estão na área Sudeste ajudam a ativar a instabilidade da nossa região [amazônica]”, completou.
Com a volta das chuvas, o nível dos rios começa a subir, mas, de acordo com a Defesa Civil, o início das chuvas no estado não significa o fim da seca.
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)