Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Vento de 111,6 Km/h é registrado em estação de ariquemes


  
Pela primeira vez desde que a estação do INMET foi aberta em Ariquemes, em julho deste ano, o vento passou dos 100 km/h.

Daniel Panobianco – A população de Ariquemes pode sentir-se protegida diante de tamanha severidade do tempo observada ontem muito próximo ao perímetro urbano. Uma intensa área de tempestade, com potencial destrutivo e significativo atingiu o limite da zona urbana com o interior do município provocando um rastro de destruição descrito por muitos como 'inédito'. Em sítios, fazendas e chácaras, os estragos com destelhamentos de casas, barracões e galpões foram grandes.

A cidade foi poupada do mau tempo e de um dos mais violentos temporais já registrados por satélites e radares de todos os tempos. A prova maior vem de dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada cerca de 11 km/h da cidade, sentido Machadinho d' Oeste, próximo a rodovia RO-257. Entre 14 e 15 horas (local), o anemômetro - aparelho que mede a direção e velocidade do vento – registrou rajada máxima de incríveis 31 m/s (metros por segundo) ou 111,6 km/h. Esse, além de ser o vento mais intenso já registrado nesta estação em Ariquemes, também é o mais forte observado em todo o Estado de Rondônia em 2008. Até então, o vento mais forte pertencia a Ji-Paraná, que registrou rajada de 106,5 km/h no dia 10 de setembro, durante a passagem da onda de tempo severo que provocou danos em 41 municípios rondonienses em seqüência.

O núcleo da tempestade, assim apontado pelos hidroestimadores, se formou ao sul do município de Rio Crespo e adentrou pelo norte de Ariquemes "raspando" a cidade.

Se com o tempo severo do dia 10 de setembro, onde a rajada atingiu 78,1 km/h e os prejuízos já foram enormes, com a tempestade de ontem, Ariquemes estaria um caos horas hoje.

Nessa época do ano, convecções profundas – áreas de tempestade formadas pelo calor e umidade – são muito comuns em Rondônia. Não é surpresa nem novidade termos o registro de grandes aguaceiros ou vendavais intensos, mas o vento registrado ontem na estação do INMET em Ariquemes merece atenção pelo o que pode acontecer, caso uma tormenta dessa magnitude venha atingir a zona urbana

Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal é criado durante a COP30

Foi apresentado durante a COP30, um projeto de criação do Centro Integrado de Proteção ambiental da Amazônia Legal. Com esse centro, a ideia é ter u

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)