Sábado, 1 de novembro de 2008 - 00h00
Pela primeira vez desde que a estação do INMET foi aberta em Ariquemes, em julho deste ano, o vento passou dos 100 km/h.
Daniel Panobianco A população de Ariquemes pode sentir-se protegida diante de tamanha severidade do tempo observada ontem muito próximo ao perímetro urbano. Uma intensa área de tempestade, com potencial destrutivo e significativo atingiu o limite da zona urbana com o interior do município provocando um rastro de destruição descrito por muitos como 'inédito'. Em sítios, fazendas e chácaras, os estragos com destelhamentos de casas, barracões e galpões foram grandes.
A cidade foi poupada do mau tempo e de um dos mais violentos temporais já registrados por satélites e radares de todos os tempos. A prova maior vem de dados da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada cerca de 11 km/h da cidade, sentido Machadinho d' Oeste, próximo a rodovia RO-257. Entre 14 e 15 horas (local), o anemômetro - aparelho que mede a direção e velocidade do vento registrou rajada máxima de incríveis 31 m/s (metros por segundo) ou 111,6 km/h. Esse, além de ser o vento mais intenso já registrado nesta estação em Ariquemes, também é o mais forte observado em todo o Estado de Rondônia em 2008. Até então, o vento mais forte pertencia a Ji-Paraná, que registrou rajada de 106,5 km/h no dia 10 de setembro, durante a passagem da onda de tempo severo que provocou danos em 41 municípios rondonienses em seqüência.
O núcleo da tempestade, assim apontado pelos hidroestimadores, se formou ao sul do município de Rio Crespo e adentrou pelo norte de Ariquemes "raspando" a cidade.
Se com o tempo severo do dia 10 de setembro, onde a rajada atingiu 78,1 km/h e os prejuízos já foram enormes, com a tempestade de ontem, Ariquemes estaria um caos horas hoje.
Nessa época do ano, convecções profundas áreas de tempestade formadas pelo calor e umidade são muito comuns em Rondônia. Não é surpresa nem novidade termos o registro de grandes aguaceiros ou vendavais intensos, mas o vento registrado ontem na estação do INMET em Ariquemes merece atenção pelo o que pode acontecer, caso uma tormenta dessa magnitude venha atingir a zona urbana
Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo
Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31
As inscrições da 21ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, estão abertas e se estendem a
Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir
Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil
Com ações estratégicas do governo do estado, Rondônia conquistou o 1º lugar no Brasil em redução de focos de queimadas, uma queda brusca que ultrapa
FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento,