Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Vendaval atinge Porto Velho e Rio Branco



Nuvens carregadas atingiram a capital de Rondônia provocando pancadas fortes e rajadas de quase 50 km/h. A Zona Sul foi a mais afetada. No Acre, houve registro de anos materiais.

Daniel Panobianco – Uma rápida, porém forte pancada de chuva atingiu Porto Velho na tarde de ontem (19), causando transtornos à população local. As nuvens carregadas que se formaram no sul do Amazonas – região de Lábrea e Humaitá – avançaram rapidamente atingindo primeiro as Zonas Oeste e Sul e depois o Centro e Zonas Norte e Leste.

Segundo dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) instalada próxima ao Aeroclube de Rondônia, Zona Sul, a precipitação atingiu 12,6 milímetros em uma hora, considerada de moderada intensidade. Na mesma região, dados do anemômetro – medidor de direção e velocidade do vento – da PCD (Plataforma de Coleta de Dados) da Embrapa acusaram rajada de 13,0 m/s, o que equivale a 46,8 km/h, valor significativo de rajada de vento.

No Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, dados de METAR indicaram rajada de 18 nós às 17 horas (local), o que equivale a 33,3 km/h.

Comerciantes da Zona Sul ficaram assustados com a força da rajada e temeram por danos materiais, mas até o momento, não há informações sobre danos maiores a não ser a queda de galhos e algumas placas de publicidade.

Em Guajará-Mirim, também houve registro de trovoada no final da tarde, mas a área de chuva mais intensa ficou concentrada do outro lado da fronteira, na Bolívia.

Fonte: Daniel Panobianco

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat