Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

VALVERDE: Projeto pioneiro de agricultura sustentável em Rondônia



Em entrevista à rádio Caiari hoje (31) no programa "A Bronca é sua ajuda é nossa", o deputado Federal Eduardo Valverde falou sobre o PAS (Programa de Agricultura Sustentável/orgânicas).  Segundo o parlamentar,  este é um programa que atende hoje a área do Vale do Sol em Porto Velho, vai atender inicialmente cem famílias, mas que brevemente deverá ser ampliado para atender duzentas famílias.  

De acordo com Valverde, Rondônia importa de outros estados muitos produtos hortifrutigranjeiros como: tomate, cebola, batata, mandioca, e que muitas vezes são produzidos em áreas de intensivo uso de agrotóxico.  Assim, visando abrir frentes de trabalho na capital, gerar emprego e renda é que está se implantando aqui em Rondônia, uma tecnologia desenvolvida por um pesquisador nigeriano que trouxe a novidade para o Brasil, com total apoio da Fundação Banco do Brasil, que entendeu como correto esse modelo de produção e está contribuindo para sua incorporação nas famílias de baixa renda, nas periferias do município de Porto Velho (na área Vale do Sol, na comunidade de Niterói, na Cachoeira de Santo Antônio). 

Inicialmente são seis famílias que irão receber recursos para plantar em bases sustentadas hortifrutigranjeiros, e irão vender a sua produção para o mercado local, para a prefeitura, com certeza gerando renda. 

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar esse projeto. Porto Velho é um pólo inicial e vamos logo passar para duzentas famílias.  O gerenciamento desse projeto é da secretaria municipal de agricultura.

Fonte: Gentedeopinião com informações do programa “A BRONCA É SUA A AJUDA É NOSSA ” da rádio Caiari AM (1.430 Khz)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat