Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Valdir Raupp denuncia invasão de áreas de preservação ambiental em Rondônia


(Brasília, 16/12/13) O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) denunciou nesta segunda-feira (16), em Plenário, que áreas de preservação ambiental de Rondônia foram invadidas e desmatadas por produtores rurais. Ao sobrevoar a região, ele contou 38 pontos de invasão.

O senador ainda lamentou que, depois de anos de redução, o desmatamento na região amazônica tenha registrado aumento em 2013. Por isso, ele questionou os órgãos de proteção ambiental e pediu providências do governo para impedir as ocupações ilegais e o consequente desmatamento em áreas de proteção ambiental.

Valdir Raupp lembrou ainda que chegou a sugerir um projeto de lei, intitulado desmatamento zero, que previa o aproveitamento econômico de áreas já degradadas para, com isso, impedir que novas áreas fossem desmatadas. Mas a proposta não foi aprovada, lamentou ele.

- O desmatamento na Amazônia vinha caindo. Em 2004, foi o pico, com 27 mil quilômetros quadrados; depois, em 2005, caiu para 19 mil; em 2006, para 14 mil; em 2007, para 11 mil; em 2008, aqui teve um pequeno pico também, 12 mil; em 2009, já caiu para 7 mil; 2010, 7 mil; em 2011, 6418; 2012 teve o menor índice, apenas 4571; e agora em 2013, voltou a cresceu, com 5843 - registrou.

O senador citou que alertou os órgãos ambientais a respeito do desmatamento na região, a exemplo do IBAMA, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria estadual do Meio Ambiente do estado.

“Estive inúmeras vezes com a secretária estadual do Meio-Ambiente,  Nanci Rodrigues e com o governador Confúcio Moura tratando a respeito do tema. Fiz a mesma cobrança  a ministra Izabela Teixeira, do Meio Ambiente e  ao  presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, em Brasília, informou  Raupp.

Ao final do seu discurso, o senador destacou o fato de o Congresso Nacional ter realizado na manhã desta segunda-feira(16), uma  sessão solene para lembrar os 25 anos da morte do seringueiro Chico Mendes, que se tornou um dos maiores defensores do meio ambiente.

Fonte: Agência Senado

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)