Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

União de forças é o caminho para regularização fundiária


Trinta pessoas entre prefeitos, autoridades de órgãos competentes e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram de reunião sobre a regularização fundiária em áreas urbanas no auditório da Superintendência do Incra em Rondônia.

Segundo Gervano Vincent, prefeito de Ministro Andreaza e vice-presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a falta de regularização das áreas das cidades causa prejuízos às administrações municipais. "O prefeito apresenta projetos e há o entrave devido à falta de regularização", relatou.

Carlino Lima, superintendente do Incra, afirmou que agilizar os processos de regularização das áreas urbanas é uma meta da atual gestão. "Mas, às vezes, o Incra recebe críticas injustas porque parte do papel é de responsabilidade dos municípios", disse. Carlino destacou, ainda, a obrigatoriedade do georreferenciamento (medição segundo padrões de marcos geodésicos) das áreas a serem regularizadas. Um procedimento demorado e custoso que poderia ser mais rapidamente efetuado com a parceria das prefeituras. Para essa questão, o gerente regional do Patrimônio da União (GRPU), Antônio Ferreira, sugeriu, ainda, a descentralização de verbas do Ministério das Cidades.

Como encaminhamento da reunião, foi sugerido um trabalho conjunto tanto nos órgãos quanto entre as prefeituras. "Vamos sair daqui com o compromisso de uma força-tarefa para resolver esse problema fundiário", concluiu Carlino Lima.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)