Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Trimestre de seca no sul da Amazônia será dentro da normalidade, destaca boletim do Sipam


De acordo com o boletim climático do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o trimestre (julho, agosto e setembro) será marcado pela diminuição das chuvas em grande parte da região norte, principalmente na porção norte da Amazônia, com elevação das temperaturas. A climatologia para o período indica que os máximos da chuva se deslocam para o noroeste da região, caracterizando a estação chuvosa em Roraima.

Os mínimos de precipitação (abaixo de 100 mm) concentram-se no sul da região Amazônica, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Tocantins, caracterizando a estação seca, com precipitação mensal inferior a 50 mm e, por vezes, inferior a 10 mm. Tal situação será perceptível principalmente no primeiro mês do trimestre, julho, que é o mais seco do ano. A previsão é que o trimestre seja seco, porém dentro da normalidade, nos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O prognóstico sazonal para o trimestre apresenta precipitação abaixo dos padrões climatológicos no estado do Amapá, norte do Pará, desde o litoral do nordeste paraense, passando pela região do Marajó, até o baixo Amazonas e norte do Maranhão. Nas demais áreas da Amazônia as chuvas deverão ocorrer dentro dos padrões climatológicos, porém, são esperados pontos isolados de chuva ligeiramente acima dos padrões no sul do Tocantins. Alerta-se, ainda, para as ocorrências de baixa umidade relativa do ar no estado do Tocantins, porção sul do Pará e Maranhão, tornando o ambiente mais vulnerável às queimadas.

São esperadas temperaturas mais elevadas, cerca de 0,5oC a 1,0 oC acima da média, para os estados do Amapá, nordeste do Pará e norte do Maranhão. Nas demais áreas da região a temperatura deverá ocorrer dentro dos padrões climatológicos.

O boletim climático da Amazônia é elaborado todos os meses pelo Sipam. As discussões para a elaboração do boletim são realizadas uma vez por mês, com a participação dos Centros Regionais do Sipam em Manaus, Belém e Rondônia por videoconferência.

Fonte: Vanessa Ibrahim

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat