Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

TERREMOTO EM PORTO VELHO


As informações de um possível terremoto na América do Sul veiculadas na imprensa local na tarde de hoje, não coincidem com a realidade. Na verdade, os serviços de sismologia registraram um epicentro de tremor no mar do Caribe, na América Central, um fato anormal de reflexo de tremores no Brasil. 

Daniel Panobianco - Moradores de diversas cidades da Região Norte do Brasil, dentre elas as capitais Belém, Boa Vista, Manaus e Porto Velho, sentiram por volta das 16 horas (local), 18 horas (Horário brasileiro de verão), tremores nos pontos mais elevados de prédios públicos e residenciais. 

Em Rondônia, os tremores foram relatados em pelo menos três edifícios de Porto Velho, sendo um do Ministério Público. 

Em Ji-Paraná e Vilhena, também houve relato de moradores de edifícios que sentiram quadros balançando nas paredes e lustres tremendo por alguns segundos. 

Nas três cidades de Rondônia, não há informações de vitimas ou danos maiores. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local em Porto Velho para averiguação e descartou a possibilidade de evacuação por completo. 

O tremor, com epicentro de 7,4 graus registrado no Caribe, na América Central, próximo à Martinica, vai contra as informações divulgadas pela imprensa local, que relatou um epicentro na costa do Chile. Até o momento, as informações - ainda que preliminares - não apontam em terremotos na costa chilena, o que seria mais aceitável dos rumores sentidos na Amazônia, pela distância considerável. 

A localização geográfica do epicentro ocorreu sob a latitude 14.95N e longitude 61.24W. Este tremor ocorreu em grandes profundidades. Cálculos preliminares indicam aproximadamente 143 km abaixo da superfície.

Dados: CPRM - Apolo11  - Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)