Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

TERREMOTO EM PORTO VELHO


As informações de um possível terremoto na América do Sul veiculadas na imprensa local na tarde de hoje, não coincidem com a realidade. Na verdade, os serviços de sismologia registraram um epicentro de tremor no mar do Caribe, na América Central, um fato anormal de reflexo de tremores no Brasil. 

Daniel Panobianco - Moradores de diversas cidades da Região Norte do Brasil, dentre elas as capitais Belém, Boa Vista, Manaus e Porto Velho, sentiram por volta das 16 horas (local), 18 horas (Horário brasileiro de verão), tremores nos pontos mais elevados de prédios públicos e residenciais. 

Em Rondônia, os tremores foram relatados em pelo menos três edifícios de Porto Velho, sendo um do Ministério Público. 

Em Ji-Paraná e Vilhena, também houve relato de moradores de edifícios que sentiram quadros balançando nas paredes e lustres tremendo por alguns segundos. 

Nas três cidades de Rondônia, não há informações de vitimas ou danos maiores. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local em Porto Velho para averiguação e descartou a possibilidade de evacuação por completo. 

O tremor, com epicentro de 7,4 graus registrado no Caribe, na América Central, próximo à Martinica, vai contra as informações divulgadas pela imprensa local, que relatou um epicentro na costa do Chile. Até o momento, as informações - ainda que preliminares - não apontam em terremotos na costa chilena, o que seria mais aceitável dos rumores sentidos na Amazônia, pela distância considerável. 

A localização geográfica do epicentro ocorreu sob a latitude 14.95N e longitude 61.24W. Este tremor ocorreu em grandes profundidades. Cálculos preliminares indicam aproximadamente 143 km abaixo da superfície.

Dados: CPRM - Apolo11  - Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat