Quarta-feira, 12 de novembro de 2008 - 22h37
Vanessa Ibrahim - INCRA
Banco do Brasil e Banco da Amazônia recebem somente até esta sexta-feira (14) adesões de agricultores familiares e assentados da reforma agrária que queiram renegociar suas dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Especial de Crédito para Reforma Agrária (Procera). Quem aderir tem direito a descontos e bônus para refinanciar ou mesmo liquidar suas operações em condições muito vantajosas.
Até esta semana, dos mais de oito mil devedores de Rondônia, pouco mais de 30% havia manifestado interesse em fazer a renegociação. Um percentual muito baixo, já que se trata de uma vantagem para o agricultor. Além disso, quem não se manifestar até 14 de novembro, poderá ficar impedido de efetuar transações financeiras, como manter conta em banco e tomar novos empréstimos.
Para aderir, basta o agricultor familiar ir a uma agência dos bancos citados e assinar um termo de adesão à renegociação de dívidas rurais da Lei 11.775/08 (antiga Medida Provisória 432). No termo devem constar o nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O prazo, que já foi adiado duas vezes, deverá ser a última chance para que os agricultores negociem com o banco, se tornem adimplentes e possam se beneficiar futuramente com novos créditos na safra 2008/2009.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir