Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Temporais causam transtornos em cidades de Rondônia



Nuvens muito carregadas vindas do Mato Grosso e Amazonas provocaram nos últimos dois dias, temporais em vários pontos de Rondônia. Em algumas cidades houve registro de alagamentos, destelhamentos de construções e queda de árvores
.

Daniel Panobianco - O período de chuvas começou com força total em Rondônia. Desde a noite da última quinta-feira (5), intensas pancadas de chuva, com trovoadas e rajadas de vento atingiram o sul do Estado, região de Vilhena, provocando alagamentos em vias públicas e residências, além de destelhamentos de construções e queda de árvores. A estação automática na cidade operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou em 24 horas, acumulado de 96,2 milímetros, o maior volume já registrado nesta estação desde que ela foi aberta em julho do ano passado. 

Nesta sexta-feira, o dia já começou com muita chuva nas redondezas de Porto Velho. Alagamentos atingiram estradas vicinais e diversas ruas da capital rondoniense provocando alagamentos. 

No período da tarde, Cacoal foi atingida por ventos fortes, de até 59 km/h e precipitação significativa, de acordo com dados de outra estação do INMET na cidade. 

Na região central, um forte temporal provocou diversos pontos de alagamentos em Ji-Paraná; Segundo Efraim Caetano, morador do Segundo Distrito, Zona Leste da cidade, em pouco tempo, o acumulado chegou aos 65 mm. 

A forte instabilidade obervada em Rondônia é fruto de ventos difluentes na alta camada da atmosfera que, em conjunto com o calor e umidade em superfície, geraram a formação de uma extensa faixa de tormentas, com nuvens de topos com temperaturas de até -80°C (oitenta graus negativos), com forte desenvolvimento vertical. O radar da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), também indicou, através de dados de reflectividade, forte atividade convectiva ao norte de Porto Velho nesta sexta-feira. 

A previsão dos modelos numéricos ainda é de muita chuva neste sábado em grande parte de Rondônia, o que pode gerar transtornos novamente à população.

Fonte: De Olho No Tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)