Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Tecnologia transforma água contaminada em água potável


Reflexões e experiências de como aproveitar de forma estratégica os recursos naturais -  especialmente os hídricos- foram  os destaques do Seminário de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, realizado na última quinta-feira (28), como parte da programação da sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM).  Inovações como equipamentos que transformam água contaminada em potável e que tratam e tornam limpa a água misturada com óleo foram apresentados para um grupo de 87 inscritos.

A abertura do seminário foi feita pelo secretário de Estado de Planejamento do Amazonas, Airton Claudino, que defendeu a tese de que a Zona Franca de Manaus (ZFM) é um perfeito exemplo de desenvolvimento sustentável. “Ela (a ZFM) preenche os principais conceitos de sustentabilidade: é socialmente inclusiva, ambientalmente adequada e economicamente viável”, detalhou, ressaltando os resultados socioeconômicos e ambientais do Polo Industrial de Manaus (PIM). Claudino também agradeceu o fato dos cientistas e empresários norte-americanos viajarem a Manaus para participar da FIAM em plena época do “Thanks Giving Day” (Dia de Ação de Graças), um dos principais e mais significativo feriado dos Estados Unidos.
 

Água

A palestra seguinte, “Água para a sustentabilidade do planeta”, foi ministrada pelo secretário de Mineração, Daniel Nava.  O secretário apresentou números para demonstrar a essencialidade do gerenciamento dos recursos hídricos, frisando a escassez e a indisponibilidade da água tratada e potável. “Apenas 0,3% da água disponível do mundo é doce. Cerca de 50 milhões de brasileiros, ou 25% da população, não têm acesso à água potável”, sublinhou.  Nava explanou ainda dados sobre a relação do ciclo das águas com o Amazonas, Estado que detém ‘20% de toda água doce do Planeta’. “No Amazonas há dois governos. Leva-se, por exemplo, 35 dias de barco para transportar combustível de Manaus a Ipixuna. Mas, ainda que o Executivo queira, tudo depende do humor das águas”, disse, detalhando os efeitos das secas e enchentes históricas na região.

Com respeito à disponibilidade da água, Nava avalia que há uma verdadeira “guerra mundial silenciosa”. Um contingente de 30 milhões de pessoas já morreu por falta de acesso à água limpa, mesmo número de mortos na Segunda Guerra Mundial.

Soluções

A palestra do fundador da Acqua Access, Rodney Herrington, “Água potável: implantação de tecnologia pronta”, foi uma das que mais despertou o interesse do público. Herrington apresentou e detalhou o funcionamento de equipamentos - baseadas em tecnologias como  “nanofiltração”, osmose reversa  e purificação eletrolítica – para tratamento de água. Alguns aparelhos são idealizados para estações de tratamento e processo industrial e com capacidade para tratar até 44 milhões de litros cúbicos, mas muitos deles também são portáteis, como o de geração de cloro, a partir de água, sal e um gerador eletrolítico.

Em seguida, o presidente da Altela, o empresário Ned Godshall, ministrou a palestra “Purificação de água produzida a partir de plataformas de petróleo e gás”,  na qual falou sobre o  desenvolvimento de um sistema idealizado para limpar a água contaminada com óleo. Ele explicou que a energia usada para evaporar a água e separá-la das impurezas é aproveitada também na condensação. Com isto, o consumo de energia é bem menor do que em outros sistemas de despoluição.

Fechando o ciclo de palestras do evento também participaram os professores da Universidade do Novo México Suleiman Kassicieh e Raul Gouvea, além de Ray Finley.

Fonte: Enock Nascimento

Mais Sobre Meio Ambiente

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Mayna Silva e Ana Macedo recepcionou nesta quarta-feira (18) André Aguirre, tecnologista da Fiocruz de Rondônia, que fez uma visita técnica à sede d

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Uma cerimônia marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a reabertura do Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, no Parque Natural Raimundo Paraguass

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta quarta-feira (11), ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao governo de Rondônia e à Secreta

Sebrae firma parceria com Prefeitura para coleta seletiva em Porto Velho

Sebrae firma parceria com Prefeitura para coleta seletiva em Porto Velho

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) acaba de conquistar uma vitória junto à Secretaria Municipal de Serviços Básico