Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

TCE: Sipam mostra recursos utilizados para a proteção da Amazônia



O Serviço de Proteção da Amazônia
– Sipam ocupou e está atuando na proteção ambiental da Amazônia
, disse nesta terça-feira o professor José Neumar Morais da Silveira, Gerente do Centro Técnico Operacional do SIPAM em Porto Velho, ao abrir sua palestra durante o segundo dia de realização do Painel Amazônico. 

José Neumar apresentou um breve relato sobre o trabalho do Sipam, destacando o potencial tecnológico com que o Centro Técnico conta, citando sere esse sistema "um moderno material de monitoramento para a proteção da Amazônia, usando para tal um sistema de satélites, detectores de rádios, radares, 200 plataformas de coletas de dados, 5 aeronaves de vigilância, 3 aeronaves de sensoreamento, além de 25 unidades de vigilância, entre outros. 

Na sequência, José Neumar passou a palavra para Ana Cristina Strava, Coordenadora do Projeto de Manutenção e Restauração de Bacias Hidrográficas - PROBACIAS, do que o Tribunal de Contas rondoniense é parceiro na aplicação. 

O Probacias é um projeto que tem como objetivo mostrar as ações do Sipam, para identificar os mananciais e as atividades poluidoras na bacia do rio Machado, escolhida para ser a primeira etapa do projeto. 

Ela explicou que através desse Probacias será possível conhecer com mais profundidade a real situação da bacia hidrográfica rondoniense, também, realizar o trabalho de acompanhamento de sua utilização e, quando for o caso, possíveis correções.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)