Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SNA adere a manifesto de defesa da floresta amazônica


Alana Gandra
Agência Brasil


Rio de Janeiro - Com cerca de 600 mil assinaturas válidas, o manifesto Amazônia para Sempre, de preservação da floresta amazônica, foi acolhido hoje (25) pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e pela rede de produtos naturais Mundo Verde. Com isso, o manifesto, lançado há um ano, fica mais perto de seu objetivo, que é somar 1 milhão de assinaturas, para se tornar um instrumento público capaz de garantir a defesa da região, agindo como um suporte à lei.

O presidente da SNA, Octavio Melo Alvarenga, colocou à disposição dos organizadores do manifesto todos os meios disponíveis para divulgação da iniciativa. A Mundo Verde também prometeu colocar em todas as suas lojas, inclusive as franqueadas, urnas para coleta de assinaturas.

A atriz Christiane Torloni, uma das idealizadoras do manifesto, disse que a Constituição precisa ser respeitada. Segundo ela, a lei determina que a floresta amazônica é patrimônio nacional e deve ser protegida. "Em qualquer tipo de iniciativa, de desenvolvimento sustentável, tem que se observar a integridade da floresta amazônica. Isso não está acontecendo”, ressaltou.

Dados divulgados no último dia 23 pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontavam um desmatamento na região amazônica de 3.235 quilômetros quadrados entre agosto e dezembro de 2007, ou o equivalente a cerca de 320 mil campos de futebol.

De acordo com Christiane, quando for atingida a meta de 1 milhão de assinaturas, muitas medidas poderão ser pedidas em lei, entre elas, que "as Forças Armadas possam intervir realmente para combater a ilegalidade”. A atriz ressaltou que são justamente ações ilegais que estão desmatando a região amazônica. “Ficam os ministérios batendo cabeça uns com os outros, mas nós sabemos que o que está acontecendo é a ilegalidade”. Para ela, a ilegalidade estaria partindo do próprio governo, ao “permitir as licitações ilegais”.

Segundo a atriz, a floresta amazônica funciona como um regulador da temperatura do planeta. “A floresta tem um sistema de chuvas e de umidade que faz com que a temperatura do planeta se mantenha. Uma das causas do aquecimento global é a emissão dos gases através das queimadas. E, também pela perda de umidade, a temperatura está subindo. Então, nós estamos atrapalhando o planeta em duas frentes. Uma queimando e outra cortando”.

Christiane Torloni fez um convite ao povo brasileiro: “Entre no site www.amazoniaparasempre.com.br e assine você também a favor da imediata paralisação do desflorestamento da nossa querida floresta amazônica.”


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)