Quarta-feira, 22 de julho de 2009 - 12h19
Amanda Mota
Agência Brasil
Brasília - O centro regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Manaus completa hoje (22) sete anos de atividade. A unidade foi a primeira representação do Sipam a ser inaugurada no país. Em entrevista à Agência Brasil, o gerente regional do Sipam em Manaus, Bruno Monteiro, destacou o empenho dos servidores na produção de informações de utilidade pública, como a elaboração de boletins meteorológicos e de análises climáticas, os alertas de cheias e também de secas.
De acordo com Monteiro, a instituição ainda contribui com pesquisas em âmbito regional, promovendo a proteção e o desenvolvimento da Amazônia. O objetivo é integrar e gerar informações atualizadas para articulação e planejamento e a coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal, para a proteção, a inclusão e o desenvolvimento sustentável da região. Mensalmente, a unidade instalada na capital do Amazonas recebe mais de 100 visitantes, representando dezenas de instituições.
Vale destacar o trabalho da Divisão de Meteorologia e a consolidação da Divisão de Sensoriamento Remoto, que passaram a gerar produtos de alta qualidade. A ênfase está na aplicação de técnicas de processamento digital de imagens, usando uma informações de radar, coletadas pelas aeronaves.
Em outubro do ano passado, foi implantado o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) e o Programa de Capacitação Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento de Estudos e Projetos Aplicados ao Sipam (Prosipam). Com isso, foram aprovados os Projetos da Rede de Monitoramento e Pesquisa de Fenômenos Meteorológicos Extremos na Amazônia (Remam 1 e 2).
Além da unidade em Manaus responsável por Amazonas e Roraima e do Centro de Coordenação Geral em Brasília, o Sipam conta com centros regionais em Porto Velho, que atende Acre, Mato Grosso e Rondônia, e em Belém, responsável por Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins.
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)