Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam promove seminário de soluções satelitais na próxima terça (23)



Brasília (19/11/10) – O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) promove, na próximaterça-feira (dia 23), o Seminário de Soluções Satelitais. O evento, que ocorrerá no auditório do Sipam das 8h30min às 18h, em Brasília, reunirá parceiros do sistema para debater os mais recentes avanços no mercado satelital de telecomunicações em banda larga. Além disto, o Sipam demonstrará como funcionará a nova tecnologia de antenas de comunicação Vsat, adquiridas no final do ano passado, modernizando o parque tecnológico. Ao todo, foram compradas 1.033 antenas, com tecnologia muito superior às antigas já instaladas na Amazônia. “"Por exemplo, a tecnologia limitada e o excesso de nuvens, que antes comprometiam significativamente o uso da VSAT, agora foram resolvidos com o novo equipamento em banda larga, que se adapta às condições meteorológicas”, ressalta o diretor técnico, Cristiano Cunha.

Pela manhã, Cunha fará uma demonstração aos parceiros da nova tecnologia de antenas, que começam a ser instaladas na Amazônia substituindo o antigo equipamento. O Sipam também adquiriu duas novas estações HUB, sistema que interliga todas as antenas. Uma das HUB ficará em Brasília e outra em Manaus, servindo de back-up. O investimento total foi de R$ 10 milhões. Segundo Cunha, o equipamento é cedido, mantido e instalado na Amazônia para os diversos parceiros do Sistema de Proteção da Amazônia como prefeituras, Ibama, Defesa Civil, ICMBio, Polícia Federal, Exército, Aeronáutica, Funai, Embrapa, governos dos Estados, entre outros.

No período da tarde, a empresa Gilat Satellite Networks, empresa israelense, vencedora do pregão de compra das antenas e fabricante dos equipamentos, fará uma palestra sobre os avanços em tecnologia, como antenas de pequeno porte, soluções avançadas de celular via satélite, tendências de mercado e o futuro das telecomunicações por satélite e conectividade cooperativa em banda larga.

Fonte: Ascom/Sipam
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat