Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SIPAM: Pouca chuva e temperaturas acima da média para o trimestre em Rondônia


A aproximação da estação seca no sul da Amazônia trará poucas chuvas e temperaturas mais altas do que o normal para boa parte de Rondônia no próximo trimestre (maio, junho e julho), apesar da ocorrência de algumas friagens. De acordo com a previsão climática da meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o fenômeno El Niño está enfraquecendo e já não influencia o clima no estado, entretanto, o aquecimento anormal do Oceano Atlântico, com acréscimo de 1ºC a 1,5ºC na costa brasileira, inibirá ainda mais a formação de nuvens nos céus rondonienses. Por isso, as chuvas já escassas no período deverão ocorrer ainda abaixo dos padrões climatológicos em todo o estado de Rondônia.

Com o céu claro, as temperaturas sobem mais e este ano poderão ficar acima da média no estado. Somente as porções oeste (Vale do Guaporé) e o cone sul de Rondônia terão temperaturas dentro do normal graças aos eventos de friagens, caracterizados pela entrada de ar frio e a brusca queda de temperatura.

Neste mês de maio ainda chegam massas de ar úmido aliadas a frentes frias, causando chuvas. Já a partir de junho, predominam as massas de ar seco, que dificultam a formação de nebulosidade e favorecem grandes amplitudes de temperatura, com madrugadas frias e tardes quentes. Também merece atenção a baixa umidade relativa do ar, que nos horários mais quentes do dia poderá atingir valores abaixo de 30%, classificado como estado de atenção.

Fonte:Vanessa Ibrahim
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat