Quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 - 20h16
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Uma comitiva composta pelos coordenadores da área de inteligência do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e por policiais federais iniciou hoje (24) viagem pela região amazônia para fazer um levantamento das áreas em que possa haver registros de tráfego aéreo e pistas de pouso ilícitas, invasão de terras indígenas e áreas desmatadas na floresta.
Segundo o diretor geral do Sipam, Marcelo Lopes, o roteiro da viagem, que termina domingo (27), inclui Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Ipiranga e Vila Bittencourt, no Amazonas, Assis Brasil, no Acre, e Guajará-Mirim, em Rondônia.
"Nosso objetivo principal é verificar in loco as necessidades que a Polícia Federal [PF] tem para trabalhar em cada um desses pontos", disse Lopes. Ele acredita que, com isso, será possível entender como o Sipam poderá contribuir de forma precisa para que o trabalho da polícia possa ser mais efetivo, principalmente nas áreas de fronteira.
"Exemplos disso são o monitoramento do tráfego aéreo e a identificação de pistas de pouso clandestinas. É uma série de pontos que fazem parte do dia-a-dia do Sipam, no que diz respeito ao levantamento de informações e que poderão contribuir significativamente nas operações da Polícia Federal", acrescentou.
O combate ao tráfico de drogas também está entre os principais objetivos da ação. Os policiais federais serão liderados pelo coordenador de Operações Especiais de Fronteira da PF, Mauro Spósito.
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira
Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)