Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sipam divulga dados inéditos do desmatamento em Rondônia nesta quinta


   
O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho divulga nesta quinta-feira (28), às 14h, o resultado do ProAE 2009 – Programa de Monitoramento de Áreas Especiais. O estudo, realizado anualmente pelo Sipam desde 2005, monitora o desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas através da interpretação de imagens de satélite coletadas de julho a setembro de 2008.

Neste ano, a incidência de desmatamentos diminuiu, mas ainda acontece nas áreas analisadas onde, por lei, se exige a preservação. Os casos mais graves já foram notificados à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ibama e ao Ministério Público, para que sejam adotadas providências. É o caso de uma queimada de cerca de 5 mil hectares ocorrida em Pimenta Bueno,  de desmatamento seletivo no Parque Estadual da Serra dos Reis, em Costa Marques, e também da Floresta Nacional do Bom Futuro, que hoje já conta com 28,5% de sua cobertura vegetal devastada por cortes rasos, além de cortes seletivos.

Na ocasião, será entregue aos presentes CD-ROM contendo carta imagem, polígonos e estatísticas de desmatamento, além de softwares para visualização do material. Através desses dados, é possível identificar onde estão as novas áreas desmatadas e comparar a evolução no decorrer dos anos. Foram convidados a conhecer os dados representantes de órgãos federais como Polícia Federal, Ibama, Incra, Abin e Forças Armadas. Secretarias estaduais e municipais também participam. Interessados podem confirmar presença através do telefone 3217-6200, com Mirian. O Centro Regional do Sipam está localizado na avenida Lauro Sodre, 6500, entre o aeroporto e a Base Aérea.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat