Terça-feira, 26 de maio de 2009 - 18h02
O Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho divulga nesta quinta-feira (28), às 14h, o resultado do ProAE 2009 Programa de Monitoramento de Áreas Especiais. O estudo, realizado anualmente pelo Sipam desde 2005, monitora o desmatamento em unidades de conservação e terras indígenas através da interpretação de imagens de satélite coletadas de julho a setembro de 2008.
Neste ano, a incidência de desmatamentos diminuiu, mas ainda acontece nas áreas analisadas onde, por lei, se exige a preservação. Os casos mais graves já foram notificados à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ibama e ao Ministério Público, para que sejam adotadas providências. É o caso de uma queimada de cerca de 5 mil hectares ocorrida em Pimenta Bueno, de desmatamento seletivo no Parque Estadual da Serra dos Reis, em Costa Marques, e também da Floresta Nacional do Bom Futuro, que hoje já conta com 28,5% de sua cobertura vegetal devastada por cortes rasos, além de cortes seletivos.
Na ocasião, será entregue aos presentes CD-ROM contendo carta imagem, polígonos e estatísticas de desmatamento, além de softwares para visualização do material. Através desses dados, é possível identificar onde estão as novas áreas desmatadas e comparar a evolução no decorrer dos anos. Foram convidados a conhecer os dados representantes de órgãos federais como Polícia Federal, Ibama, Incra, Abin e Forças Armadas. Secretarias estaduais e municipais também participam. Interessados podem confirmar presença através do telefone 3217-6200, com Mirian. O Centro Regional do Sipam está localizado na avenida Lauro Sodre, 6500, entre o aeroporto e a Base Aérea.
Fonte: Vanessa Ibrahim
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Projeto de ciência cidadã com jovens ribeirinhos inicia novo ciclo de atividades no rio Madeira
A bacia amazônica é o maior sistema de água doce do mundo, e sua compreensão é enriquecida quando a pesquisa é feita por quem vive às suas margens.

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte
O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis
Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)