Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SIPAM conclui mapeamento de 100% das estradas de Rondônia


 
PORTO VELHO - O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) concluiu o mapeamento de 100% das estradas de Rondônia.  O Estado é o primeiro do país a ter suas vias terrestres mapeadas com precisão geográfica de latitude e longitude, através do uso de GPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global).  Ao todo são mais de 44 mil quilômetros de estradas, em vias asfaltadas ou de terra. O trabalho começou em 2004 e resultou na identificação de estradas que antes não constavam em nenhum mapa.

- Este é o mais atualizado e preciso mapa viário do Brasil.  E está em formato digital, disponível na página do Sipam na internet , destacou o gerente do órgão em Porto Velho, José Neumar Silveira. 

O mapa viário digital possui dados sobre as estradas, hidrografia, limites das terras indígenas, unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária, localização de vilarejos e povoados.  Durante quatro anos, o analista Alex Brunholi, do Sipam percorreu as estradas de Rondônia usando um GPS topográfico.  Em 473 dias de trabalho de campo e mais de 103 mil quilômetros percorridos, ele chegou às regiões mais distantes do Estado.

Referências

O levantamento das novas estradas priorizou as zonas rurais, indicando pontos de referência para localização (escolas, postos de saúde, igrejas, comércios, entre outros).  Foram também mapeadas as pequenas usinas hidrelétricas (PCHs) e termoelétricas (UTEs).  Nas áreas urbanas, algumas ruas e pontos de cidades e povoados também constam no mapeamento realizado. 

O novo mapa viário é produto da parceria do Sipam com vários órgãos públicos e servirá para atualizar a Base Cartográfica do Estado.  O trabalho de mapeamento envolveu o Sipam, a Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) de Rondônia.

Fonte: Portal Amazônia

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat