Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Simpósio de geologia em P.Velho vai debater pesquisas


Entre os dias 11 e 15 de novembro os olhos da comunidade geológica da Amazônia se voltarão para Rondônia, mais especificamente para Porto Velho. Nesses dias a Capital vai sediar o 10º  Simpósio de Geologia da Amazônia, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia.
Realizado há mais de 20 anos em capitais como Belém e Manaus, pela primeira vez o conclave mais importante da geologia amazônica será realizado em Rondônia. Sob o tema “Geociências e Desenvolvimento Regional Sustentado”, o simpósio pretende debater questões e apresentar estudos sobre pesquisas minerais, extração, descoberta de novas jazidas e a adequabilidade na construção de obras de engenharia, entre outras coisas.
De acordo com Luiz Antonio Antônio Costa Pereira membro da comissão organizadora do evento e coordenador executivo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Rondônia, o aproveitamento do extrativismo mineral é importante item na arrecadação do Estado.
Homero Reis de Mello Júnior, também da CPRM e da comissão organizadora, disse que o simpósio é um marco histórico para Porto Velho.
O encontro servirá também para conhecer estudos geológicos de pesquisadores rondonienses. Mais de 130 inscrições já foram realizadas, informou a organização. Trinta são de estudiosos de Rondônia que irão apresentar trabalhos sobre o tema.
As inscrições permanecerão abertas até o dia do simpósio e a expectativa é de que até lá outros estudiosos inscrevam suas pesquisas.
Para o presidente da comissão organizadora, Ene Glória da Silveira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), historicamente, os grandes encontros geológicos sempre impulsionam a indústria e o comércio ligados ao setor.
Ele ressaltou que Rondônia está envolvida institucionalmente com as áreas ambientais e destacou programas de graduação e pós-graduação da UNIR na área de geociências. “Os programas atendem professores e alunos na área de geociências, dotando-os de capacidade para absorver as informações de alto nível que resultarem do simpósio”.
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

O dia amanhece lento no seio do Vale do Guaporé. O sol se abre sobre as águas e o calor começa a desenhar sombras de vida na areia. A natureza, aq

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)