Terça-feira, 1 de março de 2011 - 18h43
Mariana Jungmann
Agência Brasil
Brasília - O Senado aprovou hoje (1º) a Medida Provisória (MP) 504 que autoriza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a abrir escritórios e firmar convênios no exterior.
O relator da matéria, senador Lobão Filho (PMDB-MA), disse que hoje a Embrapa utiliza intermediários para atuar no exterior e isso aumenta os custos e dificulta a inserção da empresa.
“Essa MP expande as fronteiras da Embrapa. Antes ela utilizava outros instrumentos como agências e escritórios intermediários porque ela só estava autorizada a atuar dentro do Brasil. É altamente benéfico para a empresa e para a imagem do Brasil no exterior”, explicou o senador.
Para o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), a MP é inconstitucional porque não atende aos princípios de urgência e relevância que são necessários para que o governo edite uma medida provisória. “A Embrapa já atua no exterior atualmente, então não há nenhuma urgência para editar uma medida provisória”, alegou o senador oposicionista.
Por ter sido aprovado sem alterações, o texto segue para a sanção presidencial.
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis
Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)