Terça-feira, 21 de maio de 2013 - 11h54
A prefeitura de Porto Velho está preparando relatório sobre o 1° Seminário Municipal de Arborização Urbana, realizado de 15 a 17 de maio, no Teatro Banzeiros. A responsabilidade pelo trabalho é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), que coordenou e organizou o evento. Profissionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas participaram do seminário, que também serviu de base para a elaboração do Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício, disse que o seminário foi um grande sucesso e que vários pontos positivos serão utilizados para melhorar a arborização da Capital. “O principal ganho de tudo isso, a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana, será a melhoria na qualidade de vida da população e o planejamento a médio e longo prazo do trabalho a ser realizado”, frisou Edjales.
De acordo com o secretário, o seminário possibilitou a criação de um banco de dados com resoluções importantes a serem discutidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema); apontou a necessidade de qualificar servidores da prefeitura, integrantes do Corpo de Bombeiros Militares e da Eletrobrás para melhor executarem serviços de podas e erradicações de árvores, além de estabelecer as diretrizes para o Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.
O Seminário também indicou a necessidade de aprovação de novas leis, cujos projetos deverão ser encaminhados em breve à Câmara Municipal. Uma das propostas terá o objetivo de normatizar as compensações pela erradicação de árvores, mudanças na lei de uso e ocupação do solo para garantir mais áreas verdes ao Município, tipos de árvores a serem plantadas e onde deverão ser plantadas. “Preferencialmente essas árvores devem ser nativas da nossa região”, afirmou o secretário.
Inventário
Ainda conforme informações de Edjales Benício, um dos pontos mais importantes é que a prefeitura, a partir de agora, poderá contratar uma empresa para fazer o inventário sobre as árvores existentes e onde estão plantadas. O inventário também vai apontar prognósticos a serem utilizados no plano diretor. Caso não ocorra qualquer impedimento, a Sema deverá lançar o edital para contratação da empresa já no próximo mês.
Edjales agradeceu os participantes que vieram de outros estados, que na avaliação dele, muito contribuíram para com a riqueza dos debates e dos assuntos abordados, agradeceu o apoio do prefeito Mauro Nazif, dos servidores da Sema e do público que prestigiou o evento.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)