Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Semas realiza capacitação com técnicos do Cras


 
A secretaria municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã desta quinta feira (18/11), no auditório da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), capacitação com os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Segundo Lilian Nascimento, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Porto Velho, o curso teve o objetivo de fortalecer o compromisso dos técnicos no atendimento às pessoas com deficiências. “Com isso vamos promover ainda mais acessibilidade e a devida inclusão em programas e benefícios necessários a uma vida mais digna”, disse Lílian.

Zeneide Castro de Araújo, representante do INSS de Rondônia, ministrou palestra a convite da Semas, sobre o Beneficio de Prestação Continuada, que tem revisão realizada com o apoio do Cras.

“O Benefício de Prestação Continuada é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja operacionalização de reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida com dignidade”, relatou Zeneide.

A representante do INSS explicou ainda que para requerer este beneficio o solicitante deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.

“Daí a necessidade do trabalho conjunto com a prefeitura, pois sabemos da grande movimentação e procura pelos serviços nos Cras. Os assistentes sociais dos Centros é que realizam a entrevista necessária para a revisão do beneficio e por isso este treinamento é essencial para que o atendimento seja eficaz”, explicou.

Após a palestra os técnicos participaram de uma ampla discussão sobre o trabalho realizado nos Cras, que já somam (05) cinco em toda a cidade.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)