Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 16h59
A secretaria municipal de Assistência Social (Semas) realizou na manhã desta quinta feira (18/11), no auditório da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), capacitação com os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Segundo Lilian Nascimento, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, da prefeitura de Porto Velho, o curso teve o objetivo de fortalecer o compromisso dos técnicos no atendimento às pessoas com deficiências. “Com isso vamos promover ainda mais acessibilidade e a devida inclusão em programas e benefícios necessários a uma vida mais digna”, disse Lílian.
Zeneide Castro de Araújo, representante do INSS de Rondônia, ministrou palestra a convite da Semas, sobre o Beneficio de Prestação Continuada, que tem revisão realizada com o apoio do Cras.
“O Benefício de Prestação Continuada é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja operacionalização de reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida com dignidade”, relatou Zeneide.
A representante do INSS explicou ainda que para requerer este beneficio o solicitante deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Serviço Social e pela Pericia Médica do INSS.
“Daí a necessidade do trabalho conjunto com a prefeitura, pois sabemos da grande movimentação e procura pelos serviços nos Cras. Os assistentes sociais dos Centros é que realizam a entrevista necessária para a revisão do beneficio e por isso este treinamento é essencial para que o atendimento seja eficaz”, explicou.
Após a palestra os técnicos participaram de uma ampla discussão sobre o trabalho realizado nos Cras, que já somam (05) cinco em toda a cidade.
Fonte: Meiry Santos
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Terça-feira, 11 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)