Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Segundo CPTEC e INMET, outono será normal em Rondônia



A estação que começou às 02h48min de hoje deve ter chuvas e temperaturas dentro da média na maior parte do Brasil. Em Rondônia, o reflexo da nova estação é a diminuição no regime de chuvas e inicio dos episódios de friagem.

Daniel Panobianco – O outono é uma estação de transição entre o verão e inverno. Nesta estação verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.

Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Segundo a previsão climática feita pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) de Brasília e o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP, o outono de 2008 ainda terá reflexos do fenômeno La Niña, que é responsável pelo resfriamento das águas do Oceano Pacifico.

Em anos de La Niña, a chuva fica abaixo da média na Região Sul e em parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo e acima da média em grande parte do Nordeste e norte da Região Norte, entre o Pará, Amapá e Roraima.

Em Rondônia, a previsão é de que as chuvas fiquem dentro da média neste outono, com períodos de precipitação intensa e continua e outros, com dias secos, o que é normal.

As temperaturas começam a sofrer seus ajustes e os primeiros eventos de friagem já podem ocorrer na primeira quinzena de abril, com queda acentuada de temperatura, principalmente no Cone Sul e região de Guajará-Mirim.

Para esse inicio de outono, a expectativa dos institutos é de que as massas de ar frio entrem com mais freqüência e intensidade sobre o Brasil.

Dados: CPTEC/INPE – INMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)