Quarta-feira, 2 de setembro de 2009 - 14h26
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, através do Programa Estadual de Recuperação de Mata Ciliar participou de uma reunião no município de Vilhena coordenada pelo Ministério Público do Estado Promotorias de Justiça de Vilhena. De acordo com os técnicos da Sedam, o Ministério Público tem realizado reuniões em diversas comunidades rurais dos Municípios de Vilhena e Chumpinguaia nos últimos meses para tratar da recomposição das matas ciliares nas propriedades rurais destes municípios.
Nestas reuniões, o Promotor de Justiça, Paulo Lermen, apresenta proposta de recomposição das áreas degradadas, principalmente das matas ciliares, dada a sua importância na manutenção da quantidade e qualidade de água. A proposta sugere a adesão dos proprietários rurais na implantação de cercas para que o isolamento das áreas de preservação permanentes (APPs), permitam a recuperação natural destas áreas. A meta para 2009, de acordo com o Promotor, é de isolar toda a APP, para que num segundo momento do projeto as áreas sejam enriquecidas com mudas de essências nativas da região.
As comunidades que estão sendo trabalhadas neste ano de 2009 são de Perobal, Nova Conquista e São Lourenço (Vilhena) e Distrito do Guaporé (Chumpinguaia), além dos grandes proprietários rurais que se reuniram na Promotoria em Vilhena.
Para estas reuniões, de acordo com a coordenadora do Programa de Recuperação de mata Ciliar, Kátia Casula, foram convidadas instituições ambientais e associativas, os quais apresentaram as suas instituições, além de expor alguns temas relevantes para informar a população sobre a importância de projetos deste cunho.
A Prefeitura de Vilhena, através da SEMICAM, expôs sobre a Importância das Matas Ciliares. A SEDAM apresentou sobre o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia, o IBAMA sobre a Recuperação das APPs. Também participaram no evento a EMATER, o INCRA, o IDARON, DER, associações patronais e de agricultores orientando a comunidade e esclarecendo dúvidas sobre as suas atividades.
Os técnicos da Sedam explicam que ao final de cada reunião o MP dispõe um prazo de 30 dias, a contar da data da reunião, para que aquela comunidade realize um levantamento sobre as necessidades para executar o trabalho de isolamento e de recuperação das APPs. A iniciativa do MP de Vilhena, assim como em outras comarcas, é de fundamental importância para a concretização dos trabalhos realizados pela Sedam, diz Kátia Casula. Para a Secretaria de Estado, são necessárias ações locais que incentive os proprietários rurais, assim poderá apoiar os projetos, que juntos alcançarão o bem comum, que é a revitalização das Matas Ciliares.
Fonte: Decom
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p