Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam inicia curso de agente ambiental voluntário para o Bate-Estaca



Com o objetivo de preservar o meio ambiente na comunidade Bate-Estaca, em Porto Velho, o curso de agente ambiental voluntário (AAV) capacitará os moradores para fiscalizar os crimes ambientais e instruir sobre o uso racional dos recursos naturais. O curso iniciou nesta terça-feira (25), na Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para a Comunidade Bate-Estaca e vai até a quinta feira, 27. A capacitação traz noções de legislação, educação ambiental, conceitos sobre meio ambiente e o papel, perfil e instrumentos de trabalho do agente voluntário.

O interesse dos moradores pelo o curso de agente e para atuar na educação e fiscalização dos freqüentadores do local. De acordo com Raimundo Paiva, morador e presidente da Associação Viva o Igarapé Bate Estaca (Avibe), a preocupação principal é a presença dos turistas que pouco se importam em manter limpo ou respeitar o balneário. “Muita gente vem aqui pescar predatoriamente e aproveita e degradam o Igarapé, deixando latas de cerveja e refrigerantes, garrafas pets e outros objetos”, disse Paiva.

A comunidade do Bate-Estaca se localiza a Km 3,5, Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho. O igarapé é afluente do Rio Madeira e abrange uma área de aproximadamente 113km2. O Bate-Estaca está a noroeste do estado de Rondônia.

Segundo a Sedam, o projeto está sendo desenvolvido em oito comunidades do baixo madeira e agora no Bate Estaca em fase de capacitação e logo depois na comunidade Nazaré. AAV nasceu da necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza e assegurar o uso racional dos recursos naturais da região para que possa ser usufruídos pelas gerações futuras.


Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)