Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de junho de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Secretário pede ajuda da população para manter cidade limpa


O titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) Waldison Pinheiro pede a colaboração da população para manter a cidade limpa e ao mesmo tempo lamenta o fato de muitos moradores jogarem lixo nas ruas, atraindo insetos nocivos à saúde pública.
 
O secretário citou o que vem ocorrendo na região do Cai n'Água, bairro Triângulo, onde moradores, proprietários de açougue e de peixarias jogam ossos e restos de peixes sem os devidos cuidados, no contêiner que serve como depósito de lixo para os feirantes que trabalham no Mercado do Peixe.
 
Pinheiro explica que o lixo do contêiner é recolhido diariamente (todas as manhãs), mas caminhões e caminhonetes vindos até de outras regiões da cidade jogam ossos e peixes podres no local. "Esse material deve ser colocado em sacos de lixo devidamente vedados", orienta. Caso alguém tenha dificuldade em conseguir os sacos para depositar o lixo, a Semusp pode fornecer, acrescenta.
 
O secretário disse que é preciso conscientização por parte de toda a comunidade para ajudar a prefeitura a manter a cidade limpa. "São os próprios moradores que sofrem as conseqüências quando lixo é jogado na rua ou depositado na lixeira sem os devidos cuidados", enfatiza Waldison Pinheiro.
 
Ele revela que já conversou com os donos de bancas do Marcado do Peixe e também acionou os fiscais. "Se for o caso, vamos notificar e multar os infratores. Se persistir o problema, poderemos retirar o contêiner do local e implantar um serviço diferenciado para coleta dos resíduos produzidos no mercado".
 
Pinheiro afirma que não há motivo para a população jogar lixo na rua, pois o calendário de coleta elaborado pela prefeitura está sendo cumprido rigorosamente. No bairro Triângulo, por exemplo, o caminhão passa recolhendo o lixo toda terça, quinta-feira e no sábado.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Meio Ambiente

ANA disponibiliza nova plataforma de dados abertos sobre recursos hídricos

ANA disponibiliza nova plataforma de dados abertos sobre recursos hídricos

Integrada ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), a plataforma da Agência Nacional de Águas oferece dados e informações so

MP pede interdição de “lixões” em Rondônia

Ministério Público pede à Justiça para interdição dos “lixões”de Costa Marques e do Distrito de São Domingos do Guaporé

Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo

Experiências ao redor do mundo apontam caminhos para redução do lixo

A preservação ambiental é uma questão global, mas que ganha materialidade nas cidades. É nelas que os impactos se revelam mais nitidamente como, por e

Sedam expõe na ALE sobre programa de recursos hídricos

          O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Assembleia Legislativa, deputado Jean Oliveira (MDB) recebeu na tarde desta quarta-feira