Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Satélite que monitora queimadas está com problemas


 
O satélite que faz o monitoramento de focos de incêndio, no País, está com problemas de calibragem nesta terça-feira (24). A falha apresentada pelo equipamento, utilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), impede a identificação de focos de calor nas regiões do Brasil.

A falha foi identificada nesta manhã, quando o equipamento apresentava aproximadamente 2.500 focos de incêndio, número considerado muito abaixo do comum. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Combate ao Fogo (Pronafogo), Waniu de Amorim, os focos de calor identificados não são confiáveis. "Esse tipo de problema atrapalha não só no monitoramento, mas também no que se refere ao combate também.

Atualmente estamos trabalhando em ação conjunta com os órgãos estaduais, para conter o avanço desses focos", explicou. Na segunda-feira (23), foram registrados mais de 12 mil focos de incêndio em todo o País. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 12.359 casos, o Estado do Mato Grosso lidera no número de ocorrências, com um total de 4.007 focos. Em seguida aparece o Estado do Pará com 3.427casos.

(Fonte: De olho no tempo, com informações Último Segundo)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat