Sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 17h02
As 40 famílias residentes no reassentamento Novo Engenho Velho, na margem esquerda do rio Madeira, recebem hoje, sábado, uma programação especial para discussão dos assuntos relacionados ao lugar onde moram de uma maneira mais lúdica. É a “Tenda Ecos do Madeira”, que levará para a comunidade brincadeiras e atividades culturais, como peça de teatro e show do cantor e compositor “beradeiro” Caribé, que lançou um novo CD em maio deste ano.
Trata-se do primeiro evento da nova fase dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da UHE Santo Antônio que, a partir deste mês, passam a ser desenvolvidos de forma integrada.
Ao invés de reuniões e apresentações, haverá “rodas de prosa” sobre temas como fortalecimento social; gênero; comunicação comunitária; valorização cultural e destinação de resíduos. Estes temas serão abordados de forma leve, servirão como uma espécie de "aperitivo", ou melhor, como atividade deflagradora das próximas ações.
“Optamos por proporcionar ao morador um dia diferente e agradável, de modo que ele tome conhecimento e se aproxime naturalmente desse novo momento. Dessa forma, o entretenimento é o ponto chave dos eventos e, entre uma atração e outra, faremos as rodas de prosa”, explica a jornalista Juliane Calaes, coordenadora de Comunicação Social.
Para a realização dessa nova etapa dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, foi contratado o Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais – CPPT Cuniã. O projeto “Tenda Eco do Madeira” teve sua estreia nos reassentamentos Riacho Azul e São Domingos e a programação ainda inclui os reassentamentos Vila Nova de Teotônio, Santa Rita, Morrinhos e Parque dos Buritis, em Jacy-Paraná.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis.
Informações para a imprensa
Fonte: José Carlos Sá
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)