Sábado, 16 de junho de 2012 - 09h06
O gerente de populações indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Narai Suruí, representou nesta sexta-feira (15) a secretária responsável pela pasta, Nanci Rodrigues, no lançamento do Corredor Etnoambiental Tupi Mondé, realizado na Cúpula dos Povos, Aterro do Flamengo, como parte da programação da Rio+20.
O Corredor Etnoambiental Tupi Mondé representa as etnias Cinta-Larga, de Espigão do Oeste; Suruí, de Cacoal; Gavião, Arara e Zoró, de Ji-Paraná. Nele é possível encontrar representantes dos povos e produtos que expressam a cultura de cada um.
Esta é uma ação já discutida no Estado e que agora está sendo apresentada na Rio+20 cujo objetivo é reconhecer o direito dos povos indígenas rondonienses. Como representante do governo na solenidade, Narai diz que o governo de Rondônia está implantando uma política pública específica e diferenciada voltada para o meio ambiente nas terras indígenas.
A participação no Corredor Etnoambiental na Rio+20 vai definir o que o índio pode explorar de forma sustentável dentro da sua área.
Para o governo o corredor é importante, pois facilita o diálogo com as populações indígenas. “Hoje temos 3 corredores, então o governo pode criar um programa específico para atender as demandas de todos eles”, afirma Narai.
O segundo Corredor Etnoambiental é o Tupi-Kwahiba, que representa os povos indígenas de Ouro Preto do Oeste até o sul do Amazonas e o terceiro é o Tupi-Martinez-Mamoré, englobando os índios de Porto Velho à Guajará-Mirim.
Fonte: Decom
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)