Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

RO destina 233 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas


Balanço realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) aponta que, entre janeiro e novembro de 2013, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo inpEV -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 233 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em Rondônia.  A quantidade é 53% maior, se comparado ao mesmo período de 2012.

De acordo com o estudo do inpEV, entre janeiro e novembro de 2013, já foram retiradas do meio ambiente mais de 37 mil toneladas do material em todo o país. O resultado ultrapassa o total destinado no ano anterior.
 

Comparativo de embalagens destinadas – Jan. a Nov. de 2012 x 2013

Estado

2012

2013

%

Rondônia

153

233

53

Brasil

34.603

37.750

9

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Fonte: LVBA Comunicação / Priscila Cunha

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat