Segunda-feira, 11 de março de 2013 - 09h20
O Projeto Semeando Sustentabilidade, que tem por objetivo a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, beneficia os produtores rurais em regime de agricultura familiar. O método é o plantio de árvores em áreas de preservação permanentes degradadas, e recomposição de matas ciliares. A realização é do Centro de Estudos Rioterra com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
A principal atuação é concentrada em Itapuã do Oeste e Cujubim, municípios que compõem o entorno da Floresta Nacional do Jamari. A meta de áreas a serem recuperadas nessa nova fase aumentou de 36 para 100 hectares, a assistência técnica ganhou mais um técnico, e além de matas ciliares, os produtores poderão recuperar áreas de preservação permanentes.
O Viveiro de Itapuã do Oeste passa por reforma e ampliação para produção de 400 mil mudas por ano. As espécies cultivadas são de matrizes nativas da Floresta Nacional do Jamari, o que proporciona melhor adaptação a região. O método de plantio é o Sistema Agro-Florestal (SAF) consorciando espécies frutíferas com florestais, proporcionando a retorno econômico aos produtores beneficiados.
A adesão ao Projeto é voluntária e todas as atividades oferecidas são gratuitas, inclusive as mudas de plantas. Os produtores interessados fazem o cadastramento junto a Rioterra. O Projeto Semeando Sustentabilidade tem por objetivo a redução das emissões de CO2 a partir do plantio de arvores. Tem como parceiros a Prefeitura de Itapuã do Oeste, ICMBio, UNIR, e Prefeitura de Cujubim.
Fonte: Solano Ferreira
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)