Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rioterra inicia etapa de projeto de redução de emissões


O Projeto Semeando Sustentabilidade, que tem por objetivo a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, beneficia os produtores rurais em regime de agricultura familiar. O método é o plantio de árvores em áreas de preservação permanentes degradadas, e recomposição de matas ciliares. A realização é do Centro de Estudos Rioterra com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

A principal atuação é concentrada em Itapuã do Oeste e Cujubim, municípios que compõem o entorno da Floresta Nacional do Jamari.  A meta de áreas a serem recuperadas nessa nova fase aumentou de 36 para 100 hectares, a assistência técnica ganhou mais um técnico, e além de matas ciliares, os produtores poderão recuperar áreas de preservação permanentes.

O Viveiro de Itapuã do Oeste passa por reforma e ampliação para produção de 400 mil mudas por ano. As espécies cultivadas são de matrizes nativas da Floresta Nacional do Jamari, o que proporciona melhor adaptação a região. O método de plantio é o Sistema Agro-Florestal (SAF) consorciando espécies frutíferas com florestais, proporcionando a retorno econômico aos produtores beneficiados.

A adesão ao Projeto é voluntária e todas as atividades oferecidas são gratuitas, inclusive as mudas de plantas. Os produtores interessados fazem o cadastramento junto a Rioterra. O Projeto Semeando Sustentabilidade tem por objetivo a redução das emissões de CO2 a partir do plantio de arvores. Tem como parceiros a Prefeitura de Itapuã do Oeste, ICMBio, UNIR, e Prefeitura de Cujubim.

Fonte: Solano Ferreira
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat