Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rioterra e UNIR criam banco de sementes para espécies amazônicas


 
Gente de Opinião

Os pesquisadores da UNIR e do Centro de Estudos Rioterra, em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio estão realizando estudos fenológicos (floração e frutificação) de espécies nativas no interior da Floresta Nacional do Jamari. Eles trabalham na coleta de sementes e identificação de matrizes “porta-sementes”. Estes estudos serão fundamentaisGente de Opinião para garantir a obtenção de material genético para composição do banco de sementes e produção de mudas a partir de espécies adaptadas a região, para que sejam empregadas nos experimentos de recuperação de matas ciliares.
 
As árvores matrizes são marcadas por GPS para futura localização destas. Em seguida os dados de campo são enviados ao Laboratório de Geoprocessamento da Rioterra para que sejam espacializados através de representações cartográficas. Em breve estes dados serão disponibilizados através do site www.semenadosustentabildade.org.
 
O projeto tem como meta atingir a produção de 400 mil mudas até o fim de 2011 e estudar parâmetros para processos de recuperação em áreas de proteção permanente. As mudas produzidas no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste/RO serão distribuídas gratuitamente para os agricultores familiares cadastrados no banco de áreas.
 
O projeto Semeando Sustentabilidade é realizado em parceria com a Universidade Federal de Rondônia-Unir, Grupo Geoprocessamento/Ulbra, Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade/ICMBio, representado pela gerência da Floresta Nacional do Jamari e prefeitura de Itapuã do Oeste. Conta ainda com o apoio da prefeitura de Cujubim, do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA, da Superintendência de Patrimônio da União/SFB e do Serviço Florestal Brasileiro/SFB.
 
De acordo com o coordenador geral do projeto, Alexis Bastos, o projeto será realizado em dois anos, mas as comunidades estarão preparadas para dar continuidade ao ciclo de recomposição das matas ciliares.
 
Fonte: Solano
 

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

O dia amanhece lento no seio do Vale do Guaporé. O sol se abre sobre as águas e o calor começa a desenhar sombras de vida na areia. A natureza, aq

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)