Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Negro atinge o nível mais baixo desde 1902



KÁTIA BRASIL
DE MANAUS
Folha Online

Por um centímetro o rio Negro, em Manaus (AM), bateu neste domingo o recorde de vazante (descida das águas) desde que a estação de monitoramento do Porto de Manaus foi fundada, em 1902. A menor marca anterior foi registrada em 1963, quando atingiu 13,64 m. A medição realizada na manhã de hoje marcou 13,63 m.

Para o técnico de monitoramento Valderino Pereira da Silva, um novo recorde não é descartado até o fim do mês já que as águas do rio Negro continuam baixando. O nível do rio desceu seis centímetros entre ontem e hoje.

A reportagem da Folha acompanhou o trabalho do técnico. Com a baixa das águas, o rio Negro revela alto grau de poluição. Acúmulo de lixo é visto nas margens do rio.

A falta de água potável e o isolamento são os maiores problemas para as populações ribeirinhas. Lagos e igarapés, antes navegáveis, estão completamente secos.

No Amazonas, 37 dos 62 municípios decretaram situação de emergência. Uma cidade decretou a calamidade pública. São 66 mil famílias afetadas pela vazante no Estado.

A baixa inédita do rio Negro é consequência de uma estiagem extrema na região central da Amazônia. No oeste do Estado, o rio Solimões atingiu sua maior baixa no dia 11, marcando -86 cm, a mais baixa desde 1982, quando foi criada a estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Com ações estratégicas do governo do estado, Rondônia conquistou o 1º lugar no Brasil em redução de focos de queimadas, uma queda brusca que ultrapa

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento,

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

O empenho do governo de Rondônia para preservação da floresta e combate às práticas ilegais está dando bons resultados. Segundo dados do sistema Det

Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia

Comitê Climático reforça medidas emergenciais e preventivas para o período de estiagem em Rondônia

Com a intensificação da estiagem e os desafios trazidos pela crise hídrica em diversas regiões do estado, o Comitê Permanente de Gestão para Adaptaç

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)